Mubarak nega renúncia e anuncia reformas


10/02/2011


Em pronunciamento à nação na noite desta quinta-feira, 10, o Presidente do Egito, Hosni Mubarak, negou a possibilidade de renunciar ao cargo e prometeu implementar as reformas no país. Horas antes do discurso, uma onda de boatos sobre a renúncia de Mubarak percorreu o Egito. Milhares de pessoas chegaram a comemorar no centro do Cairo, onde os conflitos avançam pelo 17º dia.
 
Mubarak afirmou que dará continuidade ao processo de transição de poder até o mês de setembro, quando acontecerão “eleições honestas”.  O ditador afirmou ainda que pretende transferir alguns poderes ao seu vice-presidente Omar Suleiman, “em respeito à Constituição e como forma de provar que as reivindicações dos manifestantes serão atendidas através do diálogo”.
 
Responsável pelas forças de segurança egípcias, Suleiman, que comanda as negociações com a oposição, discursou logo após Mubarak e pediu que todos fossem para casa e retomassem seus trabalhos.
 
Os manifestantes reunidos na Praça Tahir, no centro do Cairo, reagiram violentamente ao anúncio de Mubarak e pediram a ajuda do Exército na rebelião.
Centenas de pessoas gritaram palavras de ordem exigindo a saída de Mubarak e agitaram os sapatos em frente ao telões que transmitiam o discurso, em um gesto considerado insultante em sociedades árabes.

*Com informações de O Globo e AFP.