Jornalista agredido em Arraial do Cabo


10/02/2011


Agindo a mando de terceiros, como represália a denúncias publicadas pelo jornal, um homem branco ainda não identificado agrediu com socos e pontapés o jornalista Santiago Monteiro, fotografo e proprietário da “Tribuna dos Municípios” de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Estado do Rio. A violência foi denunciada à ABI em e-mail enviado no dia 4 por um dos integrantes da equipe do jornal, Luiz Antônio Oliveira.

De formato standard e com circulação diária em toda a Região dos Lagos, no Médio Paraíba, na Costa Verde e no Norte do Estado do Rio, a “Tribuna dos Municípios” tem criticado a forma de governar do Prefeito Anderson Cardoso de Brito, conhecido como Andinho, a quem acusa de irregularidades e desídia, como a falta de infra-estrutura do Município, o abandono de praças públicas e falta de manutenção dos postes da iluminação pública, que já provocaram a morte de pessoas por eletrocução. “Governantes que há algum tempo atrás não tinham bem algum agora andam de carros importados”, diz a denúncia encaminhada à ABI.

A agressão a Santiago Monteiro ocorreu na porta da “Tribuna dos Municípios”, que tem gráfica própria e vai completar 20 anos de fundação no próximo dia 26.
 
APELO A BELTRAME
 
“Solidária com Santiago, a ABI enviou mensagem ao Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, pedindo providências para a realização de investigação visando à identificação e punição do agressor e seus mandantes. Diz a mensagem:
A Associação Brasileira de Imprensa encarece a Vossa Senhoria providências para a realização de investigação visando à identificação e punição do autor da violência contra o jornalista Santiago Monteiro, diretor da “Tribuna dos Municípios” de Arraial do Cabo, agredido a socos e pontapés no dia 4 passado por um homem branco que agiu a mando de terceiros, como represália a denúncia feita pelo jornal sobre irregularidades na administração municipal. Esse episódio constitui grave violação da liberdade de imprensa e não pode passar sem pronta e enérgica resposta das autoridades do Estado. Atenciosamente Maurício Azêdo, Presidente da ABI.”