Prêmio José Hamilton Ribeiro


22/09/2010


O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo lança o próximo sábado, 25 de setembro, o Prêmio Máster de Jornalismo José Hamilton Ribeiro, em homenagem ao decano repórter que se consagrou como uma referência do jornalismo brasileiro. A cerimônia de lançamento será às 20h, na Oficina da Fama, em São José do Rio Preto (SP), com a presença do homenageado. A premiação é uma parceria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) com a Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP).
 
O prêmio é dividido em sete categorias, e os candidatos poderão inscrever material jornalístico no período de 26 de setembro de 2010 a 26 de junho de 2011. O prazo de inscrições, bem como o regulamento, estarão disponíveis no site do Sindicato logo após o lançamento.
 
Em seguida à cerimônia de lançamento do Prêmio José Hamilton Ribeiro de Jornalismo será realizada a 2ª Chopada dos Amigos da Imprensa, com várias atrações para os convidados. As adesões já estão disponíveis na Diretoria Regional do Sindicato em São José do Rio Preto, e em vários locais, com os diretores da Regional e também na própria sede Regional e, ainda, pelo telefone (17) 3211-9621.
 
Como não pode estar presente na época, durante a cerimônia de lançamento da premiação José Hamilton Ribeiro receberá a Comenda Fenaj que lhe foi conferida no 33º Congresso Nacional de Jornalistas, realizado em 2008.
 
 Perfil

 
Com mais de 50 anos de profissão, José Hamilton Ribeiro conquistou quatro Prêmios Esso, além dos Prêmio Embratel, Prêmio Internacional Maria Moors Cabot e Prêmio Brasileiro Imortal. Como autor literário, destaca-se pelas obras “O Gosto da Guerra” (1969), “Pantanal amor Bágua” (1974), “Senhor  jequitibá” (1979), “Gota de sol” (1992), “Vingança do índio cavaleiro” (1997) e “Jornalistas, 37/97” (1998), que reflete a história da imprensa ao longo dos 60 anos de existência do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

A carreira de José Hamilton Ribeiro foi iniciada na Rádio Bandeirantes. Depois, atuou por 25 anos no jornalismo impresso período em que trabalhou no jornal Folha de S. Paulo, nas revistas Quatro Rodas e Realidade, pela qual cobriu, em 1968, a guerra do Vietnã e se acidentou ao pisar em uma mina terrestre. Em sua brilhante trajetória profissional contam também os projetos editoriais na Rede Globo de Televisão, onde foi repórter dos programas “Globo Repórter”, “Fantástico” e “Globo Rural”, onde ainda acumula a função de repórter e editor.

 
 
Em 16 de setembro, foi homenageado com o título de “Cidadão Paulistano” na Câmara de Vereadores de São Paulo. No dia 20, recebeu Moção de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal de São José do Rio Preto.
 
 
Na cerimônia de lançamento do prêmio, estarão presentes convidados e representantes de entidades nacionais e internacionais de jornalistas, como o Presidente do Sindicato José Augusto de Oliveira Camargo; o Presidente da Fenaj, Celso Augusto Schröder; e o Secretário Executivo da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP), Alcimir Carmo.

 
* Com informações do Sindicato dos Jornlistas de São Paulo.