ABI participa de evento sobre sustentabilidade do Jornalismo e demandas dos jornalistas de imagem


27/11/2022


Membros da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) participaram do Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo e II Encontro Estadual dos Jornalistas de Imagem e Profissionais de Comunicação do Ceará (II EEJIC). Os eventos, organizados pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), aconteceram de modo híbrido, com a parte presencial realizada no auditório do Sebrae Ceará, em Fortaleza.

As atividades iniciadas na sexta-feira (25/11) contaram com a participação de Salomão de Castro, integrante do Conselho Deliberativo e da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI, bem como dos associados Antonio Lima Júnior, Angela Marinho e Paula Bandeira. Os quatro compõem a diretoria da Associação Cearense de Imprensa (ACI).

Crise do jornalismo em pauta

O segundo dia do Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo / II Encontro Estadual dos Jornalistas de Imagem e Profissionais de Comunicação do Ceará, realizado no sábado (26/11), teve como uma das atividades o painel A crise do Jornalismo: causas e consequências.

O debate provocado pela presidenta da Fenaj, Samira Castro, e pelo professor Rogério Christofoletti, pesquisador do objETHOS e autor do livro A crise do jornalismo tem solução?, rendeu qualificadas discussões.

Os participantes aprofundaram o debate sobre formas de enfrentamento de crises financeira, ética e de credibilidade na profissão. A mediação do momento foi da dirigente da Fenaj, Virgínia Berriel.

No domingo (27/11), foi debatido e aprovado o Plano de Reconstrução dos Direitos dos Jornalistas, documento que irá orientar as organizações sindicais e a categoria dos jornalistas em 2023, distribuído em cinco eixos temáticos.