Imprensa terá semana especial nas escolas do Rio


19/04/2010


Sula do Carmo

Foi sancionada pelo Governador Sérgio Cabral lei da Deputada Sula do Carmo (PMDB-RJ), que institui a Semana da Imprensa na rede de ensino estadual no âmbito do estado do Rio de Janeiro. O evento deverá acontecer toda primeira semana do mês de junho, para coincidir com a celebração do Dia da Imprensa, que é comemorado no dia 10 do mês em questão.

Segundo a Deputada Sula do Carmo, o principal objetivo da lei, é transmitir aos alunos a importância do papel que a imprensa vem desempenhando junto à humanidade. Uma história que teve início com a prensa móvel de Johannes Guttenberg, no século XV.

Na sua justificativa a deputada afirma que, além da finalidade de transmitir notícias, “a imprensa tem um papel muito importante que é a defesa dos direitos humanos, denunciando as injustiças que acontecem ou podem acontecer. A imprensa é a maior garantia de defesa da liberdade com que conta o cidadão”.

Para a Deputada Sula do Carmo, não há como imaginar uma sociedade sem a imprensa, e a sua lei visa a proporcionar aos alunos da rede estadual e a sociedade civil interessada, “o conhecimento, a valorização e a importância da imprensa no passado e na atualidade”:
— Sabemos que a formação de uma sociedade caminha lado a lado com a liberdade de expressão e de imprensa. Por isso, reconhecemos o papel primordial que ela representa (a imprensa), defende a Deputada Sula do Carmo.