Jornalista é agredida por vigilante na Paraíba


11/03/2010


A repórter Pollyana Sorentino, da rádio 98 FM, de João Pessoa (PB), denunciou que foi agredida na manhã desta quinta-feira, 11 de março, por um vigilante do Programa de Saúde da Família (PSF), conhecido como Joel, no bairro Ernesto Geisel, na Capital paraibana.

A suposta agressão aconteceu no instante em que Pollyana estava fotografando, com a câmera do seu celular, um formigueiro em um terreno onde está instalada a unidade médica. O incidente ocorreu ao término de uma gravação ao vivo para o programa “Correio da Manhã”, da emissora, sobre a falta de infra-estrutura do ambiente onde funciona o PSF, quando foi surpreendida pelo vigilante.

Segundo a jornalista, o homem interpelou-a aos gritos dizendo que ela não poderia fazer as fotos, em seguida pegou-a pela mão obrigando-a a soltar o celular que usava para fotografar o formigueiro. Joel só devolveu o aparelho de Pollyana depois de repreendido por uma funcionária do PSF, que estava no local. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o vigilante.

“Quando acabei a matéria, peguei meu celular para bater umas fotos de uns formigueiros, e o segurança me seguiu e puxou meu braço. Não esperava, pois em momento algum faltei com o respeito ao segurança e aos funcionários do PSF, estava apenas cumprindo uma pauta”, disse Pollyana em entrevista ao site de notícias PB Agora.

Enquanto Pollyana prestou queixa ao delegado responsável pelo caso, ao chegar à delegacia o Joel se negou a contar a razão da agressão à jornalista, afirmando que somente se pronunciaria na presença de um representante da Prefeitura, que é responsável pelo PSF. 

Por meio da sua Secretaria de Comunicação (Secom/JP), a Prefeitura de João Pessoa divulgou nota contestando a denúncia de agressão do vigilante do posto de saúde à repórter Pollyana Sorrentino. De acordo com o comunicado, o exame de corpo de delito, realizado no mesmo dia do episódio, a pedido do Delegado Paulo Martins, da 4ª DP, atesta que não houve nenhuma lesão à jornalista. O laudo foi assinado pela perita Vilani Maia de Macedo Costa.

De acordo com o PB Agora, a unidade do Posto de Saúde da Família do bairro do Geisel é uma das que mais sofre reclamações de moradores, e por isso tem sido motivo de pauta da mídia local. Outras unidades médicas de João Pessoa também são alvo de denúncias. A maioria se refere ao mau atendimento e à falta de médicos e profissionais para atender a população.