Sindicato dos Jornalistas de Rondônia


27/01/2010


O Sindicato dos Jornalistas de Rondônia(Sinjor) divulgou nota nesta quarta-feira, 27, em repúdio à prisão da jornalista Juliana Martins, do site Rondoniagora. O documento, assinado pelo Presidente do Sinjor, Carlos Alencar, destaca o aumento dos casos de violência da PM contra os jornalistas.

Veja abaixo a íntegra do texto:

O Sindicato dos Jornalistas de Rondônia(Sinjor) vem acompanhado com apreensão os constantes episódios envolvendo violência policial contra seus membros. Não se discute a importância do trabalho realizado pelas polícias civil e militar, mas, os excessos têm que ser combatidos, até como forma de se impor limites a tais ações. 

Policiais militares, especialmente, têm sido afastados das ruas, e, muitos, até mesmo estão detidos por descumprirem as normas ditadas pela corporação.

No final de 2009, um repórter fotográfico dos mais respeitados do nosso estado sofreu perseguições praticadas por policiais, chegando a sofrer ameaças de morte.

No último sábado, uma repórter do jornal eletrônico Rondoniagora foi humilhada por policiais militares quando acompanhava flagrante de roubo nas dependências de uma indústria de sorvetes da capital.

Detida, a repórter que estava fazendo o seu trabalho, foi conduzida até a Central de Polícia e, como acusada, teve lavrado termo circunstanciado a ser julgado num dos Juizados Especiais.

A situação não se agravou em virtude de a repórter estar acompanhada por jornalista que também é advogado, e por outro jornalista ex-assessor da própria Policia Militar que, aliando experiência ao conhecimento, conseguiram evitar maior constrangimento contra a jovem repórter.

O Presidente do Sinjor, Carlos Alencar, repudia veementemente o “abuso de autoridade” praticado, e comporá comissão para buscar junto à coronel Angelina, comandante da Policia Militar, posição da corporação quanto aos abusos, acompanhando, também, o processo junto ao Poder Judiciário.

Porto Velho (RO), 26 de janeiro de 2010.

CARLOS ALENCAR
Presidente do SINJOR-RO