Prêmio Jabuti 2009 anuncia vencedores


29/09/2009


A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta terça-feira, 29, a relação dos três primeiros colocados em cada uma das 21 categorias contempladas na 51ª edição do Prêmio Jabuti. Os vencedores das categorias Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não-Ficção serão conhecidos no dia 4 de novembro, em cerimônia na Sala São Paulo, na CBL.

Na categoria Reportagem, “O Livro amarelo do terminal”, de Vanessa Barbara (Cosac Naify), conquistou o primeiro lugar, seguido por
“O sequestro dos uruguaios — Uma reportagem dos tempos da ditadura”, de Luiz Cláudio Cunha (L&PM), e “1968 — O que fizemos de nós”, de Zuenir Ventura (Editora Planeta).

Moacyr Scliar foi o grande vencedor da categoria Romance com o livro “Manual da Paixão Solitária”. Milton Hatoum ficou em segundo lugar com “Orfãos do Eldorado”, e Daniel Galera, em terceiro, com “Cordilheira”. As três obras foram editadas pela Companhia das Letras.

O compositor, escritor e pesquisador Nei Lopes foi o primeiro colocado na categoria Didático e Paradidático com “Historia e cultura africana e afro-brasileira”, editado pela Barsa Planeta Internacional.

A lista completa dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2009 pode ser consultada no site http://www.cbl.org.br/jabuti.

Seleção

Um corpo de jurados composto por profissionais com forte atuação em diversas áreas é responsável pela análise das obras inscritas no Prêmio Jabuti.

A contagem dos votos é realizada em sessões abertas ao público e dividida em duas etapas: na primeira, são selecionadas as 10 melhores obras em cada umas das 21 categorias; na segunda, são definidos os três primeiros lugares de cada categoria.

Na cerimônia de premiação e entrega das estatuetas, são revelados os vencedores das categorias Livros do Ano de Ficção e Não-Ficção, escolhidos pelo voto dos jurados e de profissionais do mercado editorial.