Controlador de vôo denuncia riscos de acidente


11/11/2008


Em e-mail enviado à ABI, um controlador de vôo, que por medo não quis se identificar, faz grave denúncia sobre os riscos que ameaçam o tráfego aéreo no País. Segundo ele, a situação é séria e precisa ser divulgada: “Pedimos ajuda (…) para que possamos deixar claro o que ocorre dentro das salas de controle em todo o Brasil”, diz um trecho do texto.

Segundo o autor da mensagem — que ele pede que seja repassada a todos os comandantes de vôo do Brasil —, a segurança está comprometida devido ao uso de aparelhos não confiáveis, que apresentam falhas constantes nas freqüências e podem parar de funcionar a qualquer momento, deixando os profissionais “sem visualização do radar e do sistema de planos de vôo”.

Esta é a íntegra do e-mail recebido pela ABI:

“Ajuda! É isso que pedimos!

Venho por meio desta tentar entrar em contato com o maior número possível de pessoas ligadas à aviação e à imprensa, para que possamos abrir um diálogo. Pedimos ajuda! Sim, ajuda de vocês. Para que possamos deixar claro o que ocorre dentro das salas de controle em todo o Brasil e qual a situação do controle de tráfego aéreo hoje em dia.

Equipamentos que não funcionam, colocando em risco a segurança do tráfego aéreo. Freqüências que falham constantemente. Equipamento não confiável, que a qualquer momento pode parar de funcionar, fazendo assim com que fiquemos sem a visualização radar, sem o sistema de planos de vôo e muitas vezes sem freqüência. Uma cadeia de comando que não nos permite reivindicar melhorias nesse sistema. Falta de um backup de informações, para que seja usado no caso de uma queda no sistema.

Hipocrisia e falta de funcionalidade. Esses são alguns dos tópicos que peço para que analisem junto conosco. Não estou querendo dizer que isto ocorre todos dias, porque seria mentira. Mas há grande quantidade de relatos das situações acima descritas. Estou querendo chamar a atenção para uma situação que logo, logo poderá nos colocar frente a um novo acidente aéreo, infelizmente.

Todo aquele episódio do acidente da GOL, a crise, o motim, as discussões, fez com que uma boa parte da mídia, da população e, principalmente, dos pilotos ficasse contra os controladores. Peço que revejam os conceitos e nos ajudem. Reflitam. Juntem-se a nós para que possamos trabalhar em situações melhores. Não falo em questão de salário, mas em questão da infra-estrutura que não temos e da quantidade excessiva de trabalho.

Peço que visitem os órgãos de controle, principalmente os Centros de Controle de Área (Cindactas), para que possam conhecer nosso serviço, para que acompanhem com os próprios olhos o que acontece e as situações com que nos deparamos. Mas não venham apenas olhar de longe. Puxem uma cadeira e sentem ao lado de um controlador por pelo menos 20 minutos, em um horário de pico. Vejam a situação com os próprios olhos e tirem suas conclusões. Vejam o que é ter a responsabilidades de 15 aeronaves ao mesmo tempo, não podendo confiar na visualização nem nas freqüências. E, o pior de tudo, o medo. O medo de acontecer um acidente. O medo de ser condenado inocentemente, como está acontecendo com nossos colegas, no caso do acidente da GOL.

Infelizmente, a visita a estes Centros pode ser barrada pelo comandante da unidade, geralmente um oficial-general. Mas se todos começarem a tentar visitar os Centros e não conseguirem autorização, questionem o porquê disso e saberão que é o medo, o receio que a Aeronáutica tem de que a mídia e a população em geral saibam o estado real de trabalho dos controladores.

Todos trabalhamos com muito empenho, com muita dedicação. Nos esforçamos ao máximo. E todos gostamos muito do que fazemos, da profissão. É um trabalho inigualável e incomparável. Mas, infelizmente, sem condições, estão todos deixando a profissão, fazendo cursos superiores, prestando concursos, para seguir em uma carreira nova, pois, por mais que gostemos do controle de tráfego, não há condições humanas de continuar trabalhando. Em pouco tempo, todos terão ido embora e teremos apenas recém-formados, sem experiência, para controlar. O que será um problema a mais. A situação é caótica!

Por favor, eu peço. Nos ajudem. Se não puderem fazer nada agora, pelo menos visitem os Centros e sentem ao lado de um controlador, como disse anteriormente. Se não permitirem a visita, questionem o motivo, pressionem. Desse modo, com a interação entre vocês e os controladores, todos terão uma visão bem ampla e real do que realmente acontece, sem nenhuma manipulação, mentira ou exagero.

Não me identifico por questões de medo, sim, medo da perseguição. Mas deixo esse e-mail aberto a contato. Informo que enviei essa mensagem a todos com que consegui contato pela internet, em sites, associações e comunidades. Nos ajudem a difundir a idéia da visita aos órgãos operacionais. Mas, como eu disse anteriormente, não aquela visita tipo ‘aquário’, onde você vê de longe o controlador e alguém te fala o que ele faz. Sente ao lado dele. Com certeza, será muito bem recebido. Será um prazer enorme ter você ao nosso lado.

Precisamos de ajuda! Nos ajude, ajude a sociedade brasileira, os pilotos, a vocês mesmo. Nos ajude salvar vidas!!

Deixo aqui meu apelo, e espero ter retorno, seja em visitas aos nossos Centros, ou um diálogo por e-mail.Por favor, por favor, nos ajude a evitar um novo acidente e a deixar claro para a população brasileira nosso papel, nosso trabalho. Peço aos amigos das associações de pilotos que repassem essa mensagem, na medida do possível, a todos os comandantes de aeronaves no Brasil.

Obrigado! air.traffic_controller@hotmail.com.”