Cláudio Vieira volta a escrever sobre samba


13/03/2009


Depois de um intervalo de aproximadamente três anos, o jornalista Cláudio Vieira retorna ao universo das escolas de samba do Rio de Janeiro. Com a experiência de quem acompanha o carnaval há mais de três décadas, Cláudio decidiu criar o blog Samba Online (www.sambaonline.blogspot.com) motivado pelas emoções dos desfiles deste ano no Sambódromo:
— A União da Ilha do Governador subiu para o Grupo Especial. A escola é adorada pelo público, que sempre vibra e canta seus sambas. Salgueiro, Mangueira e Portela, escolas tradicionalíssimas, voltaram para o desfile das Campeãs. A garra do povo mangueirense ajudou a escola a superar todas as dificuldades com bravura, e mostrou o lado humanista do samba. Tudo isto me impulsionou a voltar a escrever.

Cláudio explica que o objetivo é contar histórias dos bastidores da maior festa popular do mundo, como o episódio que ocorreu com a comissão de frente da Portela pouco antes do desfile:
— A estrutura de ferro da távola redonda, usada pelo Rei Arthur — representado pelo bailarino Thiago Soares — e pelos cavaleiros, apresentou um problema. O coreógrafo Jorge Teixeira e o cenógrafo Glauco Bernardi avaliaram os danos, fizeram os reparos, mas a alegoria continuava solta. Foi preciso ensaiar inúmeras vezes para que o bailarino conseguisse pisar no local exato. No final deu tudo certo. Thiago já estava tão habituado que, durante o desfile das campeãs ele sabia exatamente onde se apoiar, mesmo com a estrutura solta.

Enredo

Durante dez anos, Cláudio Vieira foi responsável pela coluna “Passarela do samba” no jornal O Dia, que posteriormente ganhou espaço na internet na forma de blog. O jornalista, que participou também do projeto “O Dia na folia”, dedicado à cobertura do carnaval, precisou interromper estas atividades em função do acúmulo de outros trabalhos.
— Surgiram muitos compromissos como a edição das revistas Cante com a Gente, Liesa News e Ensaio Geral, Eu não tinha tempo para escrever no blog e as pessoas reclamavam. Então, resolvi parar.

A decisão, conta Cláudio, foi reforçada com o convite para trabalhar na Portela:
—Em 2007, eu e minha mulher, Marta Queiroz, formos chamados para editar a revista da agremiação. Após o carnaval, nos reunimos com o Presidente Nilo Figueiredo para discutir os prazos para a edição. Nesta troca de idéias, o carnavalesco Cahê Rodrigues sugeriu que escrevêssemos o enredo para o ano seguinte, que foi “Reconstruindo a natureza, recriando a vida — O sonho vira realidade”. Eu e Marta nos emocionamos com o povo aclamando a Portela como a escola campeã. Marta me disse que precisávamos retribuir aquele carinho. Assim, surgiu o mote para o enredo de 2009: “E por falar em amor, onde anda você”.

Início

O jornalista conta que sempre gostou de assistir aos desfiles das escolas, mesmo sem saber sambar. E que a relação entre samba e comunicação o encantou.
— As agremiações representam o maior laboratório de Comunicação Social. Os enredos desenvolvem uma história com início, meio e fim. Esta mensagem precisa alcançar o público, da forma mais simples possível, no Sambódromo e em casa. Quando a escola consegue empolgar, o canal da comunicação foi correto. Mais do que samba, é comunicação. Aprendemos isto na faculdade. Quando você escreve uma reportagem, também pensa no público e no modo como ele vai receber a mensagem, a informação.

Receando não poder se dedicar ao blog no período de carnaval, Cláudio optou pela proposta independentemente, sem vínculos com o jornal:
— Tive este cuidado, mas o pessoal do jornal gostou do projeto. O blog deverá fazer parte da versão de O Dia Online a partir da próxima semana.