Japão protesta contra agressão de jornalistas na China


05/08/2008


De acordo com a agência de notícias EFE, o porta-voz do Governo japonês, Nobutaka Machimura, anunciou hoje, dia 5, que o país protestará com veemência perante a China, caso seja confirmada oficialmente a agressão a dois jornalistas japoneses por paramilitares chineses. O fotógrafo Masami Kawakita, do Chunichi Shimbun, e o repórter Shinji Katsuta, da Nippon Television Network, foram detidos nesta terça-feira em Kashgar, no Oeste da China, por forças paramilitares e levados para um quarto de hotel, onde foram espancados e tiveram os equipamentos de trabalho destruídos. Os jornalistas, que foram libertados após duas horas de tortura, estavam em Kashgar fazendo reportagem sobre o suposto ataque terrorista ocorrido no local na última segunda-feira, em que 16 policiais morreram.

Em entrevista ao Clube de Correspondentes Estrangeiros da China (FCCC), o fotógrafo Masami Kawakita, que ainda sente dores no braço e nas costelas, afirmou que em 15 anos de jornalismo nunca viveu uma situação como esta. A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) repudiou a ação da polícia chinesa e afirmou em comunicado que o Comitê Olímpico Internacional (COI) deverá ser responsabilizado caso novos incidentes ocorram.

Fontes ligadas ao caso informaram que as autoridades chinesas sabem dos fatos e prometeram pedir desculpas pelo incidente que ocorre em incomum momento de boas relações entre o Japão e a China. Um dos mais repressivos do planeta, o Governo chinês assegurou a liberdade de imprensa por ocasião dos Jogos Olímpicos, que terão início sexta-feira, 8.

O porta-voz da organização das Olimpíadas, Sun Weide, não comentou o ataque, mas confirmou que a segurança foi elevada
na região onde ocorreu o atentado e em Pequim:
— Nós nos preparamos para todas as possíveis ameaças. Acreditamos que, com o apoio do Governo e a ajuda da comunidade internacional, teremos capacidade de sediar uma Olimpíada segura.

O Departamento de Segurança Pública chinês disse ter informações de que o Movimento Ocidental Turco-Islâmico planeja ataques terroristas durante a semana que antecede os Jogos Olímpicos. Nos últimos meses, as autoridades chinesas indicaram que havia ameaças terroristas contra as Olimpíadas de Pequim e apresentaram Xinjiang como um dos focos potenciais. O Movimento Ocidental Turco-islâmico está entre as maiores preocupações do Governo chinês durante o evento que atrai atenção mundial.