Mostra do Centenário – Programação de agosto


31/07/2008


Dia 7

Meu adorável vagabundo”, de Frank Capra

Prestes a ser demitida do jornal The New Bulletin, juntamente com uma leva de colegas, Ann Mitchell (Barbara Stanwyck) escreve uma carta indignada com as injustiças sociais e o descaso das autoridades, assinada por John Doe (João-Ninguém). O texto desperta o interesse do público, o assunto toma proporções inesperadas e, nessa bola-de-neve, a jornalista recupera seu emprego, mas tem que dar uma cara ao seu John Doe — no caso, a de Gary Cooper.

Dia 14

A montanha dos sete abutres”, de Billy Wilder

“A morte de centenas ou milhares de pessoas não tem o mesmo interesse que a morte de uma única pessoa”, diz o jornalista Charles Tatum (Kirk Douglas). E é com este espírito que ele, esquecido num jornaleco do interior e disposto a tudo para voltar à grande imprensa, ignora escrúpulos e manipula os fatos quando um homem fica preso numa caverna. O resultado é um espetáculo que lembra a música de Aldyr Blanc e João Bosco “De frente pro crime”.

Dia 21

Carlitos repórter”, de Henry Lehman

Com o título original de “Making a living”, este curta-metragem de 1914 é o primeiro da carreira de Charles Chaplin, que aqui ainda não aparece com o visual do seu adorável vagabundo. O diretor, da Keystone, achou que o ator tinha talento demais para um principiante e cortou diversas de suas cenas. Mesmo assim, segundo os críticos, é programa imperdível para cinéfilos ou fãs de carteirinha de Chaplin.

Dia 28

Teu nome é mulher”, de Vincent Minnelli

Lauren Bacall e Gregory Peck estrelam esta comédia romântica originalmente intitulada “Designing woman”. A trama gira em torno do envolvimento de uma estilista de moda e um jornalista de Esportes. Os dois se casam, apesar de se conhecerem pouco, e acabam descobrindo que não é tão simples conviver com as diferenças de temperamento e as exigências de suas profissões.