Vice-presidente da ABI é Cidadão Paulistano


12/06/2008


                                           Audálio Dantas

Vice-presidente da ABI e Presidente da Representação da entidade em São Paulo, Audálio Dantas recebeu o título de Cidadão Paulistano no último dia 9, Câmara Municipal da capital paulista. As emoções dos episódios relativos ao assassinato do jornalista Vladimir Herzog nos porões da ditadura, em setembro de 1975 — que viriam a projetar para a cena nacional brasileira o nome do então Presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo — afloraram nos depoimentos de grande parte dos integrantes da mesa formada para homenageá-lo.

A homenagem ao alagoano Audálio havia sido proposta 13 anos atrás pelo então Vereador Edson Simões, atual Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, e só recentemente foi reapresentada, por iniciativa do Vereador Eliseu Gabriel, que presidiu o ato. Além dele e de Edson Simões, compuseram a mesa personalidades como o rabino Henry Sobel, o Padre José Bizon (representando o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns); o professor Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo; Levi Ferrari, Presidente da UBE; Sérgio Murillo de Andrade, Presidente da Fenaj; o Deputado Federal Paulo Teixeira; e os colegas jornalistas e escritores José Hamilton Ribeiro, Maurício de Sousa e Juca Kfouri, este encarregado de fazer a saudação em nome dos demais. Na platéia, cerca de outros 300 amigos e admiradores, com destaque para Fernando Pacheco Jordão — braço direito de Audálio nos tempos do Sindicato —, que mesmo doente, em cadeira de rodas, fez questão de comparecer.

Após a abertura formal da sessão pelo Vereador Eliseu Gabriel, foi projetado um vídeo, produzido pelos filhos de Audálio — José de Paula Dantas e Juliana Kunc Dantas — e pelo sobrinho Tiago Francês Ferreira, que abordou seus primeiros passos em Tanque D’Arca, no interior de Alagoas, a vinda para São Paulo e o crescimento na cidade, a carreira de jornalista, o caso Herzog, o período como Deputado federal, o de primeiro Presidente eleito diretamente para a Fenaj e a dedicação a projetos culturais, à literatura e à família.

 Eliseu e Edson entregam o título a Audálio

Medo
 
Juca Kfouri iniciou sua saudação (a íntegra está no Blog do Juca — http://blogdojuca.blog.uol.com.br —, sob o título “Audálio Dantas, o cidadão”) afirmando estar mais orgulhoso do que o homenageado, “pelo privilégio der ser o primeiro orador”. Enfatizou ser Audálio “um cidadão de São Paulo, do Brasil, do mundo, um cidadão no sentido grego do termo”. Discorreu sobre o período do caso Herzog como uma história de medo, pois seu nome também estava na lista dos que deveriam ser presos, e afirmou que só sentia seguro em duas casas, “a de Dom Paulo e a de Audálio, o Sindicato”.

Juca ficou com a voz embargada quando lembrou das atuações de Pacheco Jordão e da viúva de Herzog, Clarice, ressaltou que Audálio “é parte importante, heróica, da história do País” e encerrou a homenagem com o verso “se todos fossem iguais a você”, da canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Foi a deixa para que entrassem no Salão Nobre da Câmara, cantando a música, cerca de 50 crianças do Coral da Gente, projeto mantido pela Fundação Volkswagen que oferece formação artística para 220 crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio em situação de vulnerabilidade social das comunidades de Heliópolis, em São Paulo, e DER, em São Bernardo do Campo.

Depois de receber o título das mãos de Simões e de Gabriel, foi a vez de o homenageado ir ao microfone. Primeiro agradeceu nominalmente ao professor José Marques de Melo e a cada integrante da mesa, a Fernando Pacheco Jordão e a Ricardo Ramos Filho — neto de seu conterrâneo, ídolo e personagem Graciliano —, ao Coral da Gente, aos Conselheiros da Representação paulista da ABI e aos “dois companheiros de luta” que o tornaram “cidadão paulistano de papel passado após 13 anos de tramitação”.

O encerramento da cerimônia coube a outro coral, o Luther King, regido pelo Maestro Martinho Lutero, seguido de um coquetel.