Homenagens a instituições centenárias


08/02/2008


Um século de Associação Brasileira de Imprensa, um século de Oscar Niemeyer, um século de lutas pela liberdade de expressão e pelo respeito aos direitos humanos. O arquiteto, que preside a Comissão de Honra do Centenário da Casa do Jornalista, é homenageado pelo Jornal da ABI, que traz também reportagem sobre a sessão solene dedicada à entidade realizada na Câmara Federal.

A edição destaca também o dia-a-dia nas redações dos jornais do interior do País, o Prêmio Esso de Jornalismo, a posse de Cícero Sandroni na Academia Brasileira de Letras e o I Salão Nacional do Jornalista Escritor, realizado em São Paulo como parte das comemorações do Centenário da ABI, além de entrevistas com o cronista e compositor Aldir Blanc e a repórter do Estadão Adriana Carranca.

Em matérias diversas, há denúncias de agressões à Constituição e à liberdade de imprensa e de expressão, por parte até do Judiciário, bem como o apelo da ABI às autoridades para que se agilize a apreciação dos processos de anistia requeridos por jornalistas, dois dos quais com 92 anos de idade: Moacyr Werneck de Castro e Fernando Segismundo.