Ataque ao jornalismo


17/01/2022


A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) manifesta seu repúdio à perseguição e às calúnias que vêm sendo disseminadas através de redes sociais pelo prefeito de Bagé Divaldo Pereira Lara (PTB) contra o jornalista Giovani Grizotti da RBS TV, afiliada à Rede Globo. Quando um acusado ataca o jornalista que deu a notícia, em vez de se defender das acusações, está na verdade atacando o jornalismo e vestindo o chapéu da culpa.

Inconformado com a publicação e veiculação de matéria sobre possíveis irregularidades ocorridas na administração do município, conforme investigação do Ministério Público Estadual, o prefeito publicou nas suas redes sociais postagens ofensivas ao jornalista e ao grupo para o qual o profissional trabalha. Numa atitude vingativa, fez questão de divulgar foto do repórter, sabendo que tal exposição coloca em risco sua integridade física, já que ele atua no jornalismo investigativo e preserva a própria imagem para não virar alvo fácil de criminosos. Graças ao trabalho do repórter investigativo Giovani Grizotti, muitas irregularidades já foram punidas e corrigidas, principalmente na área da administração pública. Em reconhecimento ao seu trabalho de defesa da sociedade, ele já recebeu muitos prêmios de jornalismo, inclusive da Associação Riograndense de Imprensa.

Ao se solidarizar com seu associado, a ARI reforça sua intransigente defensa da Liberdade de Imprensa como um direito dos cidadãos de serem informados e como um valor da democracia protegido pela Constituição Federal.

José Maria Rodrigues Nunes
Presidente da ARI