Ribamar Oliveira, para sempre presente


02/06/2021


Por Vera Durão, conselheira da ABI


Crédito: Valor – O Globo

O calendário de vacinação de Brasília, para o dia de hoje, 2 de junho de 2021, está disponibilizando a vacina contra a Covid-19 para idosos acima de 60 anos. É tarde demais para Ribamar Oliveira ser imunizado contra a peste que assola o Planeta. Ribamar morreu ontem, aos 67 anos, depois de lutar 50 dias contra o vírus mortal. Se tivesse sido vacinado em março, ou mesmo em meados de abril, certamente estaria entre nós, escrevendo suas colunas para o Valor, distribuindo gentilezas e sorrisos para os colegas e amigos e amor sem fim para sua linda família. Tristemente, porém, Ribamar está morto. Ele é mais uma vítima do descaso e da incúria com a saúde dos brasileiros por parte do desgoverno que nos governa.

Neste dia em que  escrevo para honrar sua memória, o jornalista brilhante que foi  será cremado em cerimônia íntima, restrita à família. Não haverá velório, conforme informou ontem sua mulher,Lilian, em mensagem no Facebook. Lilian ressaltou que este protocolo  será seguido em respeito às normas de isolamento e à segurança, sempre defendidas por Ribamar, durante a pandemia. Como ressaltou Lilian, Ribamar foi um exemplo de ética, de profissionalismo, de dedicação ao jornalismo e de “amor à família eà vida, nos enchendo de orgulho”. Seu exemplo ficará para seus filhos Júlia, Valentina e Ricardo, amparados nesta mulher coragem.

Eu conheci pouco, o Riba, como o chamávamos na redação do Valor. Ele trabalhava em Brasília e eu no Rio. Mas nos nossos parcos encontros, sempre me passou um sentimento de alegria no trabalho, seriedade e dedicação à notícia e à  amizade. A última vez que estive com ele foi aqui no Rio, quando ele veio receber o Prêmio Esso de Economia. Foi uma linda comemoração. Não podia imaginar que seria a última.

Descanse em paz, companheiro. Ficaremos aqui, na luta de resistência contra os vírus mortais que nos maltratam, em seu nome e dos quase 500 mil brasileiros abatidos nesta batalha insana.