Claquete exibe filme sobre compositores


26/05/2021


Filmes sobre compositores continuam no Claquete

O programa Claquete Musical continua hoje com a série Puxando Conversa de quatro documentários exibidos, semanalmente, às quartas-feiras, sobre sambistas como Wilson Moreira, Argemiro do Patrocínio e Teresa Cristina. Hoje, a partir das 10 horas, estará à disposição do público o filme Um Preto Velho chamado Catoni sobre compositor mineiro de Ouro Preto Sebastião Vitorino Teixeira dos Santos (1930 – 1999) também cantor, sanfoneiro e instrumentista. Seu pseudônimo surgiu quando foi morar com uma família italiana. Ele viveu no bairro carioca de Jacarepaguá, a partir de 13 anos, com a família.

A série é um projeto de memória da cultura popular que, em 1990 e no período de 1998 a 2004, promoveu o registro e a divulgação das histórias do samba e do cotidiano popular, contadas por seus cronistas oficiais: os compositores. A iniciativa envolveu a produção de 27 documentários, sobre as histórias de vida de 49 músicos. Já foi exibido o documentário sobre o compositor Romildo. Na terceira semana será a vez de Wilson Moreira e, na quarta, Argemiro do Patrocínio com Teresa Cristina. Para assistir clique no canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube.

Projeto

No programas do Claquete Musical serão exibidos no canal da ABI do Youtube, os documentários no seguinte período: de 26/5 a 02/06 – Catoni – Um Preto Velho chamado Catoni; de 02/6 a 09/06 – Wilson Moreira – Coisa da Antiga; e de 09/6 a 16/06 – Argemiro do Patrocínio e Teresa Cristina – Gerações do Samba.

O projeto Puxando Conversa nasceu na TV Maxambomba, em Nova Iguaçu, sendo um projeto de memória da cultura popular dedicado ao registro e divulgação da história do samba. Idealizado e dirigido pelo professor do curso de Cinema e audiovisual da UFF, Dr.Valter Filé, divulgador das histórias do samba e do cotidiano popular, contado pelos compositores.

Foram homenageados no projeto, os seguintes compositores: Romildo, Catoni, Dedé da Portela, Norival Reis, Adesonilton, Claudinho Inspiração, Edson Show, Pinga, Evandro Lima, Sergio Fonseca, Adilson Magrinho, Claudinho do Leão, Jairo Bráulio, Mário Carabina, Noca da Portela, Toninho Nascimento, Barbeirinho do Jacarezinho, Luiz Grande, Marcos Diniz, Wilson Moreira, Walter Alfaiate, Ary do Cavaco, Otacílio da Mangueira,  Waldir 59, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Efson, Marquinhos PQD, Xangô da Mangueira, Sarabanda, Nego Fugão, Toninho Geraes, Paulinho Rezende, Argemiro, Teresa Cristina, Jair do Cavaquinho, Surica, Áurea Maria, Délcio Carvalho, Monarco, Bebeto di São João, Wilsinho Saravá, Tantinho da Mangueira, Bandeira Brasil, Serginho Meriti, Luiz Carlos da Vila, Mauro Diniz e Dorina, Wilson das Neves e Tio Hélio do Império.