Rumos da Comunicação debate fake news


27/01/2021


ABI Rumos da Comunicação apresenta “A construção Intencional da Ignorância – o mercado das informações falsas”

Com larga experiencia na pesquisa sobre narrativas midiáticas, o livro é resultado da pesquisa realizada em 2019, entre a pandemia de informações falsas e a pandemia do novo coronavírus. A intenção era permanecer no campo jornalístico mas a pesquisa revelou uma proliferação de narrativas falsas em ambientes distintos do jornalismo. As autoras contam o que encontraram nessa pesquisa, e explicam alguns conceitos ainda confusos para o publico leigo, inclusive jornalistas experientes, como “era pós-factual” e “pós verdade”. O encontro também debate a influencia tecnológica na formação da opinião das pessoas, a exploração emocional das narrativas, o poder das grandes empresas de tecnologia.

O programa Rumos da Comunicação foi criado para ser um espaço onde jornalistas, pesquisadores de variados campos, ativistas, lideranças e parlamentares, possam debater a imensa influência da comunicação. Nesse nosso século, nos deparamos com as delicias e perigos da tecnologia que ampliaram e multiplicaram a comunicação, e também com os desafios para que essas inovações sirvam ao aperfeiçoamento da democracia, e da liberdade de expressão, e ao mesmo tempo, possamos coibir os abusos autoritários, sejam dos donos das grandes empresas de tecnologia ou de seus usuários.

Marialva Barbosa tem pós-doutorado pelo Instituto Interdisciplinar de Antropologia Contemporânea de Paris, é professora titular da ECO-UFRJ e  coordenadora da Rede Nacional de Combate a Desinformação. Ela presidiu a Associação Brasileira de Pesquisadores de Historia da Mídia e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Ana Regina Rego tem pós-doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, é professora associada do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Piauí e preside a Federação Brasileira das Associações Cientificas e Acadêmicas da Comunicação. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Historia da Mídia.

Para debater com as autoras, a diretora de Jornalismo da ABI, Andrea Penna, convidou Igor Sacramento. Ele é Doutor em Comunicação  e Cultura pela UFRJ, Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde da Fiocruz, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fiocruz, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ, e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde  da Fiocruz.

O debate está disponível no link do YouTube https://youtu.be/Ujrw5OKXf58