10 de agosto de 2022


Biblioteca digital reúne relíquias culturais


04/08/2020


Site da Biblioteca Digital

Foi lançada pela internet a Biblioteca Digital Mundial (BDM ou WDL, sigla em inglês), da Unesco. O material reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas  relíquias culturais de todas as bibliotecas do Planeta.

A notícia  foi dada ao jornal argentino La Nación  por Abdelaziz Abid, coordenador do projeto impulsionado pela Unesco e outras 32 instituições internacionais. Segundo Abid, a BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser “com valor de patrimônio, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em diferentes idiomas”.

Entre as jóias reunidas pela BDM estão a Declaração de Independência dos Estados Unidos; as Constituições de numerosos países; o Hyakumanto darani, um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da História; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das “Fábulas” de La Fontaine , o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog;  a “Bíblia de Gutemberg”;  pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A .C.;

A Biblioteca conta ainda com documento de relato dos azetecas considerado “a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo”; trabalhos de cientistas árabes revelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas;  antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.

É possível também estudar em detalhes o Evangelho de São Mateus, traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840.

Embora apresentada oficialmente na sede da Unesco, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial está disponível na Internet, através do site:

www.wdl.org

O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar diretamente pela Web , sem necessidade de se registrarem.

Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originas existam na sua língua original.

Com um simples clique, é possível passar as páginas de um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite  leitura cômoda e minuciosa.

A BDM é importante meio de informação e conhecimento a pesquisadores, jornalistas,  professores e alunos. Um material de grande interesse da Humanidade.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012