ABI se reúne com delegados da ONU no Rio


16/09/2020


Dirigentes da Associação Brasileira de Imprensa tiveram uma reunião virtual, na tarde desta quarta-feira, dia 16, com representantes das Nações Unidas no Rio de Janeiro.

 

O encontro representou um primeiro passo na aproximação da ABI com a ONU, e nele foi acertada a cooperação entre as duas entidades em iniciativas em defesa da democracia, da liberdade de imprensa e dos direitos Humanos, algumas das quais vão se realizar ainda este ano.

A ABI reiterou estar à disposição da ONU para emprestar todo o apoio possível à missão que será desenvolvida por Agnes Callamard, emissária da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, que virá ao Brasil proximamente para investigar ameaças e violências contra jornalistas em nosso país.

Agnes foi a funcionária enviada por Bachelet à Turquia para investigar o assassinato e o esquartejamento do jornalista saudita Jamal Khashoggi, em crime de autoria dos dirigentes da Arábia Saudita.

Pela ABI participaram do encontro o presidente Paulo Jeronimo, o vice Cid Benjamin e o conselheiro Marcos Gomes.

Pela ONU estiveram presentes Kimberly Mann, diretora do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil; Ana Rosa Reis de Gusmão, assessora de Relações Institucionais; e Roberta Caldo, assessora de Comunicação.

ONU convida brasileiros para participar de pesquisa on line sobre o futuro que queremos

No ano em que a ONU celebra 75 anos, a ABI divulga em suas mídias digitais, o link de acesso para a pesquisa global “sobre o papel da cooperação internacional na construção do futuro que queremos”. A pesquisa também quer saber “como os brasileiros imaginam o mundo daqui a 25 anos, quais tendências globais podem afetar nosso futuro e que conselho dariam ao secretário-geral da ONU, António Guterres, para lidar com estas questões”.

Para responder basta acessar – https://nacoesunidas.org/onu-convida-brasileiros-participar-de-pesquisa-online-sobre-o-futuro-que-queremos.