Minissérie de Oliver Stone sobre Putin estreia no Brasil


10/07/2020


Vladimir Putin e Oliver Stone (Imagem: Reprodução)

MINISSÉRIE DE OLIVER STONE ESTREIA NO BRASIL

A célebre minissérie de quatro capítulos de 50 minutos sobre o presidente russo “As entrevistas com Putin”, dirigida pelo premiado cineasta americano Oliver Stone, poderá ser vista pelo público brasileiro, pela primeira vez, no blog Nocaute do jornalista e escritor Fernando Morais, na TVT e em canais comunitários de Brasília, Rio, Maceió e Salvador, a partir deste dia 10 de julho e nos dias 17, 24 e 31 com legendas em português, às 21h45. Fernando conta que Oliver o presenteou com a obra ao descobrir que não a vendera para o Brasil e depois de enfrentar a fúria do governo Trump.

– Então, você podia me dar de presente, pedi naquela de quem não chora não mama e Oliver concordou – conta, citando a marchinha de Jackson do Pandeiro e hino do Cordão da Bola Preta.  A obra deveria chegar ao Brasil em março, mas como os aeroportos fecharam devido à pandemia só agora foi possível sua exibição e depois de algumas peripécias tecnológicas.

PUTIN CONTRA ESTADO ISLÂMICO

Vencedor de três Oscars, Stone entrevistou mais de dez vezes durante dois anos o presidente russo que surpreendeu a todos quando levou Oliver Stone para uma sala de guerra de onde comandou em tempo real e diante das câmeras do cineasta, operações militares de guerra contra o Estado Islâmico em pleno território sírio. Putin fala ainda sobre a eleição de Trump, espionagem, homossexualismo, guerras internas na Rússia e de Edward Snowden, o funcionário do governo americano que há oito anos vazou documentos secretos e se refugiou na Rússia.

A amizade de Fernando Morais e Oliver Stone se solidificou durante uma visita à Venezuela quando o diretor rodou um documentário “Meu amigo Hugo” (2014) sobre o falecido presidente daquele país. Os dois tornaram a se encontrar na posse do presidente argentino, Alberto Fernández, e da vice, Cristina Kirchner, em dezembro do ano passado. Mas, antes, há três anos, o escritor mineiro, radicado em São Paulo, levou Stone ao Instituto Lula para uma entrevista com ex-presidente brasileiro que ficou registrada no blog Nocaute.

Minissérie

Na minissérie, o presidente Putin surpreende a todos quando leva Oliver Stone para uma sala de guerra de onde comanda em tempo real e diante das câmeras do cineasta, operações militares de guerra contra o Estado Islâmico em pleno território sírio. Além disso, faz revelações sobre o papel dos EUA na criação da Al Quaeda e do mito Osama Bin Laden, conta que sugeriu a Clinton que a Rússia fosse admitida na Otan, acusa a Casa Branca de incentivar as guerras da Criméia e da Ucrânia, detalhando também a privatização selvagem após o fim da União Soviética, além de revelar os conselhos de Fidel Castro para melhorar sua segurança pessoal. E mostra seus dois lados, o terno quando revela que “quase chorei de saudades” ao ficar três meses longe de Stone e o preconceituoso ao afirmar que “ não ficaria nu em banheiro de um submarino com um oficial gay”.

Desde que estreou, em 1971, com o curta “Last year in Vietnam”, Oliver Stone, de 74 anos, foi vencedor de dois Oscar como melhor diretor (Platoon e Nascido a 4 de julho) e um como melhor roteirista (Expresso da Meia Noite) e recebeu cinco vezes o Globo de Ouro, três como diretor (Platoon, Nascido em 4 de Julho e JFK) e duas como roteirista (Nascido a 4 de Julho e Expresso da Meia-Noite).

A minissérie poderá ser vista a partir de hoje (10), às 21h45, e nas três próximas sextas-feiras no blog Nocaute (www.nocaute.blog.br), pela TVT (https://www.tvt.org.br/como-sintonizar) e partilhada por canais comunitários de diferentes estados. Alagoas – Tvcom Maceió – Net Canal 12; Bahia – Tv Kirimurê – Tv Comunitária de Salvador – Canal aberto 10.2; Distrito Federal – TvCom DF – Net Canal 12; e Rio de Janeiro- TVCRIO – TV Comunitária do Rio de Janeiro – Net Canal 6.