Conselho Deliberativo da
ABI elege novas diretoras


08/06/2020


Reunião virtual do Conselho Deliberativo da ABI

Em sua primeira reunião virtual, devido à pandemia  do Covid-19,  realizada nesta segunda-feira , 8, o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) elegeu por maioria absoluta, com apenas  uma abstenção, as jornalistas Vera  Perfeito e Andrea Penna  para assumirem, respectivamente,  as diretorias de Cultura e Lazer  e de Jornalismo. As duas diretorias estavam vagas há algum tempo , em virtude da renúncia do companheiro  Marcelo Auler e do falecimento do companheiro Jesus Chediak, em 8 de maio último.

Presidida por Fichel Davit Chargel  e coordenada por  Vitor Iorio, a reunião, com duração de cerca de  quatro horas, teve início às 15 horas, com um minuto de silêncio pela  memória de jornalistas mortos nos últimos meses; Também foram homenageadas as vítimas do coronavírus, doença que já contabiliza a triste marca de mais de 36 mil óbitos  no país.

 

“De junho de 2019 até hoje só tive alegrias com essa nova diretoria da ABI. Primeiro como conselheira e diretora da Comissão Mulher & Diversidade e, subitamente, me vi eleita diretora de Cultura e Lazer, infelizmente pelo falecimento de Jesus Chediak, que ocupou o cargo durante muitos anos.  Fico muito feliz pela oportunidade de  tentar ajudar a ABI , que volta a ocupar a importância que sempre teve para o  jornalismo brasileiro”, disse Vera, logo após a confirmação de seu nome.

 

“Me sinto honrada com a indicação e aprovação da Diretoria e conselheiros. Estamos trabalhando muito na diretoria de jornalismo, com uma equipe fantástica, todas mulheres, mas precisamos de um site mais robusto, para traduzir todas as ações desenvolvidas pela ABI, que voltou a ser protagonista nessa conjuntura tão conturbada. É nossa prioridade agora”, ressaltou Andrea, indicando futuras iniciativas.

Paulo Jeronimo, presidente da ABI, também participante da reunião, fez uma breve exposição sobre a atuação da Casa do Jornalista, que, nos últimos 90 dias, divulgou  82 notas à imprensa, se posicionando sobre temas fundamentais para a preservação da democracia e liberdade de expressão.