Congresso da ABERT debate
liberdade de imprensa


23/08/2018


Presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Paulo Tonet

“O jornalismo brasileiro hoje está de luto. Morreu Otavio Frias Filho, diretor de redação da Folha de S.Paulo e um dos mais importantes jornalistas do nosso tempo. Perdemos todos nós e perdeu o Brasil com a morte de Otavinho, como chamávamos. Ficam registradas as condolências de toda a radiodifusão brasileira”, disse o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Paulo Tonet Camargo, logo no início do seu discurso na abertura do 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, em Brasília.

O presidente da ABERT lembrou os últimos avanços do setor, com destaque para a flexibilização do horário de transmissão da A Voz do Brasil, a aprovação da lei que moderniza a definição da profissão de radialista – “deixando-a adequada à era digital e tecnológica em que vivemos” –, a migração AM-FM que segue evoluindo no país, e o processo de desligamento da televisão analógica.

Em tempos de fake news, Tonet reforça a confiança da população no jornalismo profissional, exercido com independência e pluralidade. “Nenhum Estado ou ninguém deve decidir o que a sociedade deve saber ou não saber. Ela deve saber tudo e fazer as suas escolhas”, afirma.

E complementa sobre a necessidade da constante vigilância da liberdade de imprensa e expressão, lembrando que “somente veículos livres e independentes garantirão ao Brasil uma democracia vigorosa”.

Estiveram também presentes na abertura o presidente da república Michel Temer, a presidente do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia, o governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg, o Ministro do Estado, Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão Guliver Augusto Leão, e o presidente da Associação Internacional de Radiodifusão José Luis Saca.

Para conferir a cobertura completa do congresso, é só acessar www.abert.org.br e os vídeos com a transmissão ao vivo do evento estão disponíveis no canal da ABERT no Youtube.

Fonte: Portal Imprensa