Mianmar: Jornalistas podem pegar até 14 anos de prisão


10/07/2018


Wa Lone e Kyaw Soe Oo (Imagem: Reuters)

A justiça de Mianmar rejeitou o arquivamento do caso contra dois jornalistas da agência Reuters acusados de “violação de segredo de Estado” por terem investigado o massacre de muçulmanos rohingyas no país.

Wa Lone, 32 anos, e Kyaw Soe Oo, 28, estão detidos de modo preventivo há quase sete meses para audiências prévias ao julgamento.

Os repórteres podem ser condenados até 14 anos de prisão.

A Reuters afirma que os dois repórteres se limitavam a cumprir seu trabalho de informar sobre o massacre de muçulmanos rohingyas. A agência havia solicitado a rejeição do caso.

Os dois jornalistas foram detidos em dezembro e acusados de posse de material sensível relacionado a operações de segurança no estado de Rakhine, afetado pela crise dos rohingyas.

Grupos de defesa dos direitos humanos e analistas internacionais criticaram as acusações, consideradas um ataque contra a liberdade de imprensa e um esforço para reprimir a cobertura da crise dos rohingyas.

Durante as audiências prévias ao julgamento, a Promotoria argumentou que os repórteres tentaram obter acesso a “documentos secretos” e deveriam ser punidos.

Os jornalistas afirmam que foram enganados pela polícia.

“Não fizemos nada errado”, declarou, indignado, Wa Lone ao ouvir a decisão do juiz.

Fonte: Uol