Facebook alertará usuários sobre notícias falsas


19/12/2016


downloadO Facebook irá notificar seus usuários sobre as notícias falsas. A novidade foi divulgada nesta semana e será possível por meio de parceria com a International Fact Checking Network, que tem a Agência Lupa em sua rede. A ideia é que o projeto diminua o compartilhamento de informações inveridicas.

De acordo com a revista piauí, a rede social de Mark Zuckerberg irá, inicialmente, implementar o serviço nos Estados Unidos. Os classificadores irão analisar os conteúdos que circulam nas timelines e classificar caso sejam falsos, indicando a correção do tema com as informações verdadeiras.

A lista de posts com o conteúdo inverídico emitirá um alerta ao usuário que compartilhar e informará a veracidade do dado em questão. O Facebook ressalta, porém, que os conteúdos não serão censurados, de modo que continuarão na rede, podendo ser compartilhados, inclusive.

Durante o anúncio da iniciativa, o VP do news feed do Facebook, Adam Mosseri, falou que a empresa acredita na importância de “dar voz às pessoas” e que não pode “ser árbitro da verdade sozinha”.

“Voltamos nossos esforços para enfrentar o que há de pior: as mentiras óbvias, que são espalhadas por ‘spammers’ (aqueles que fazem spam) em seu próprio benefício”, escreveu Mosseri. “Se as plataformas de fact-checking identificarem uma postagem falsa, ela será marcada como tal e haverá um link explicando o porquê. Posts com esse tipo de marcação também poderão ter menos destaque no feed de notícias”, finalizou.