Cunhado do presidente da Alesp ameaçou jornalista


29/04/2016


16047123A Folha de S. Paulo postou reportagem destacando que o advogado Rogério Auad Palermo, cunhado do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB), fez ameaças a um repórter da revista “Carta Capital” que cobre o caso da máfia da merenda, no qual o deputado é investigado, segundo a publicação.

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) divulgou uma nota, no último dia 27, em que critica a atitude de Palermo. “Seu objetivo não parece ser buscar reparação ou contestar qualquer informação da reportagem, mas intimidar o profissional e, pela força, censurar a revista ‘Carta Capital'”, afirma a nota.

A publicação acrescenta que, de acordo com a revista, as intimidações ao repórter Henrique Beirangê começaram após a publicação de uma reportagem sobre a abertura de mais de 20 empresas por familiares de Capez.

Em um email, segundo a revista, Palermo escreveu: “‘Eu fiz 25 anos de karatê e sempre apliquei isto na minha vida. Olha dá certo. Derrubava caras de 120 kilos praticamente com olhar!!'”

Segundo o site, posteriormente, em mensagem por celular, ainda de acordo com a revista, Palermo escreveu que precisava conversar com o repórter, e concluiu o texto com o número do prédio e do apartamento onde o jornalista mora.

A revista afirmou que o repórter registrou um boletim de ocorrência de ameaça.

Palermo já foi chefe de gabinete de Capez na Assembleia e hoje administra um instituto de ciência jurídica de propriedade do cunhado –que, além de deputado, é promotor de Justiça.

OUTRO LADO

Em nota, a assessoria de Capez afirmou que o deputado não responde por atos de terceiros e dos quais não tem conhecimento. Disse ainda que não houve ameaça ao jornalista e que é vítima de reportagens falsas com motivação política e eleitoral.