Canal Al Jaseera America encerra atividades


Por Claudia Sanches*

13/04/2016


al jaseera fotoLançada em 2013 com grandes expectativas, a filial do canal Al Jazeera America, com sede no Catar, encerrou suas atividades na última terça-feira (12/4).

Segundo a AFP, a cobertura da rede ganhou diversos prêmios de jornalismo, mas não conseguiu conquistar uma audiência que cobrisse a produção. Em seu último dia no ar, a emissora exibiu um especial de três horas com grandes reportagens.

“Tivemos o privilégio de cobrir histórias de pessoas que encarnam a força e a resiliência do espírito humano, que lutaram pelo bem, que combateram a adversidade e cujas histórias e vozes mereciam ser contadas”, disse o grupo em um comunicado.

A rede nunca divulgou números de audiência. Alguns especialistas, porém, falam de cerca de 30.000 espectadores no nicho crucial para o “prime time”, às 21h locais. A rede investiu US$ 500 milhões de dólares no canal a cabo Current TV, que usou para o projeto. Ao todo, 850 pessoas foram contratadas para trabalhar em 12 escritórios nos Estados Unidos.

O fechamento do canal foi anunciado em janeiro deste ano. Ao informar sobre o fim de suas atividades, a emissora destacou que reforçaria sua presença online e nos dispositivos móveis.

*Fonte: Zero Hora