Folha prepara ‘Manual da Redação’ para 2016


17/02/2016


A Folha prepara uma nova edição de seu “Manual da Redação” com previsão de publicação ainda em 2016, ano em que o jornal completa seu 95º aniversário. O livro, cuja primeira edição é de 1984, contém normas que norteiam a prática cotidiana da Redação, além de ser usado por leitores como fonte de consulta.

O principal desafio do novo manual será incorporar rotinas e procedimentos jornalísticos que surgiram com a internet e não foram abordados em sua última versão, de 2001.

“O manual atual é o mais longevo de todos – e justamente num momento em que o jornalismo passa pelas transformações mais profundas. A nova versão pretende lidar com essas mudanças”, afirma Uirá Machado, editor de “Opinião” e coordenador da comissão do manual.

O novo texto deve conter, por exemplo, padronizações de estilo específicas para as versões digitais da Folha e discussões éticas envolvendo o ambiente das redes sociais.

Debate

Nesta quarta (17), a editora do “Painel”, Natuza Nery, e a colunista Mônica Bergamo entrevistam o editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, sobre as perspectivas para o futuro. O debate, ao vivo, será transmitido on-line pela TV Folha, às 15h.

Nos dias 18 (quinta) e 19 (sexta), o jornal realizará o Encontro Folha de Jornalismo no MIS, em São Paulo. Oito mesas reunirão jornalistas brasileiros e estrangeiros (programação em folha.com/folha95).