Jornalistas são detidos por “trabalhar para organização terrorista”, na Turquia


Por Claudia Sanches*

03/09/2015


vice-newsUm tribunal da Turquia levantou acusações formais de terrorismo contra dois jornalistas da VICE News e mais um colega de trabalho na última segunda-feira.

Os dois jornalistas britânicos, Jake Hanrahan e Philip Pendlebury, estão detidos desde quinta-feira passada. Os dois foram presos no sudeste da Turquia, na cidade de Diarbaquir, junto com seu contato – um jornalista local que servia como tradutor, cujo nome não foi divulgado, e um motorista, que foi libertado.

Kevin Sutcliffe, o chefe de Programação de Notícias na Europa da VICE, condenou a detenção dos jornalistas numa declaração na segunda:

— Hoje o governo turco levantou acusações sem base e alarmantemente falsas de ‘trabalhar em benefício de uma organização terrorista’ contra os três repórteres da VICE News, numa tentativa de intimidar e censurar sua cobertura. A VICE News condena as tentativas do governo turco de silenciar nossos repórteres, que vêm fazendo uma cobertura vital na região.

Grupos de direitos humanos, incluindo a Anistia Internacional, a PEN International e o Comitê pela Proteção dos Jornalistas (CPJ), também repudiam a prisão dos profissionais de imprensa e exigem a libertação imediata dos repórteres.

— É completamente apropriado que esses jornalistas estejam cobrindo essa história importante. A decisão de deter os jornalistas foi errada, enquanto as alegações de ajudar o Estado Islâmico são sem fundamento, ultrajantes e bizarras.

Hanrahan e Pendlebury são repórteres experientes. Juntos eles cobriram a crise de migrantes em Calais e várias outras histórias. Além de seu trabalho com a VICE News, Hanrahan já escreveu para o Guardian, Independet, Wired e Rolling Stone do Oriente Médio. Pendlebury é um cinegrafista e editor que já filmou no Iraque, Afeganistão, Coreia do Norte e outros países.

A Vice News é um dos site noticioso com foco em jornalismo investigativo. O braço de notícias do grupo canadense do meio deverá estrear no Brasil em breve.

*Informações do G1