Corpo do jornalista esportivo Roberto Porto, de 74 anos, é enterrado no Rio


Por Igor Waltz*

04/12/2014


Roberto Porto era torcedor e sócio benemérito do Botafogo (Foto: Reprodução / Botafogo.com.br)

Roberto Porto era torcedor e sócio benemérito do Botafogo (Foto: Reprodução / Botafogo.com.br)

O corpo do jornalista escritor e historiador Luiz Roberto Ribeiro Porto, de 74 anos, foi enterrado na manhã desta sexta-feira, 5 de dezembro, no Cemitério São João Batista, Zona Sul do Rio de Janeiro. Considerado um dos profissionais de imprensa esportiva mais atuantes entre as décadas de 60 e 90, ele morreu no dia anterior, no Hospital do Andaraí, onde estava internado há cerca de uma semana por causa de problemas vasculares decorrentes de diabetes. O velório foi realizado, na quinta-feira, na sede do clube Botafogo de Futebol e Regatas, em General Severiano.

Filho do comentarista e escritor Rui Porto, Roberto formou-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, mas seguiu carreira no Jornalismo Esportivo. Ele foi editor de Esportes do Jornal do Brasil, do jornal O Globo e do Jornal dos Sports, estando à frente de coberturas de diferentes Copas do Mundo, Jogos Olímpicos e Pan-Americanos. Também teve passagem pelos jornais O Dia, Tribuna da Imprensa e Correio da Manhã. No rádio, o jornalista trabalhou na Tupi, na Globo e na Rádio Nacional. Atualmente, mantinha um blog e participava do programa “Loucos por Futebol”, do canal ESPN Brasil.

Torcedor e sócio benemérito do Botafogo, Roberto escreveu vários livros, entre eles “História Ilustrada do Futebol Brasileiro”, ao lado de João Máximo e Salomão Scliar, e “Gírias e Verbetes Futebolísticos”, com Carlos Leonam e Manoela Pena, além de “Dicionário Popular de Futebol – o ABC das Arquibancadas” e “Botafogo, 101 Anos de Histórias, Mitos e Superstições”. O clube carioca decretou três dias de luto.

Roberto Porto deixa dois filhos, Cristina Porto e o narrador esportivo do canal Sportv Roby Porto, além do enteado Mario Henrique Bittencourt. As informações sobre velório e enterro ainda serão divulgadas.

* Com informações do Sportv, O Dia e Portal G1.