Livro “Justiça Trabalhista no Brasil” será lançado nesta terça-feira, no Rio


Por Igor Waltz

01/12/2014


justiça do trabalho roberto pinhoNesta terça-feira, 2 de dezembro, acontece o lançamento do livro “Justiça Trabalhista no Brasil”, do jornalista Roberto Monteiro de Pinho, editado pela Topbooks. A obra, que analisa os dados do “Justiça em Números”, relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a respeito da produção do Judiciário brasileiro, lança um novo olhar sobre a atual situação do setor da Justiça Trabalhista. O evento acontece na Livraria da Travessa, na Rua Sete de Setembro, 54, Centro do Rio de Janeiro, às 17h.

A criação da Justiça Trabalhista brasileira remete ao governo Vargas, como uma alternativa para mitigar a tensão entre as classes trabalhadoras e o patronato, mas de acordo com Pinho, o segmento não é mais uma proteção primordialmente das massas. No livro, ele argumenta que 83% das ações em curso nas varas do Trabalho têm o governo como autor da ação ou como acionado.

O jornalista, que é membro relator da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI, aponta ainda a existência de tribunais nanicos e o alto custo para manutenção das ações e aborda as alternativas extrajudiciais para pôr fim ao “suplício de milhões de trabalhadores que esperam até 12 anos para solução de seus processos”.

O livro tem prefácio do Presidente da ABI, o jornalista Domingos Meirelles, e do ex-presidente da entidade, Maurício Azêdo.