Concurso para reportagens sobre energia e pré-sal


Por Kika Santos *

31/10/2014


greenpeace

A Agência Pública de Jornalismo Investigativo e o Greenpeace anunciaram a abertura da IV edição do Concurso de Microbolsas de Reportagem, cujo objetivo é fomentar o jornalismo independente e investigativo no País e oferecer à sociedade maior acesso a informações sobre o modelo energético brasileiro.

Na edição 2014, o concurso, lançado em 2011, vai premiar a produção de reportagens investigativas sobre pré-sal e hidrelétricas, incluindo os benefícios, os riscos, e o impacto social e ambiental derivados destas fontes de energia.

— Daremos total apoio para que os jornalistas realizem suas pautas da melhor maneira possível. Vamos acompanhar acompanhando de perto todas as etapas e coordenar o trabalho de campo, em um cenário independente e colaborativo como sempre mantivemos com nossos bolsistas, disse Natalia Viana, diretora de estratégia da Agência Pública de Jornalismo.

Quatro pautas sugeridas pelos jornalistas inscritos serão selecionadas pela organização do concurso para serem transformadas em reportagens investigativas,sendo  duas sobre a questão das hidrelétricas, e com o tema do pré-sal.

— As reportagens investigativas sobre pré-sal e hidrelétricas vão contribuir para informar as pessoas sobre dimensões menos conhecidas da política energética do país”, explica Bruno Weis, coordenador de Comunicação do Greenpeace.

O concurso

As propostas para as microbolsas devem ser enviadas até o dia 14 de novembro, através do formulário http://goo.gl/y0wPOH. Os vencedores serão anunciados nos sites do Greenpeace e da Agência Pública no dia 19 de novembro.

Farão parte da Comissão Julgadora as diretoras da Agência Pública de Jornalismo, Marina Amaral e Natalia Viana; a diretora de Comunicação e Mobilização do Greenpeace, Lisa Gunn, e o coordenador de Comunicação do Greenpeace, Bruno Weis.

O regulamento do concurso está disponível no link http://apublica.org/2014/10/microbolsas-energia-regulamento/.