Câmara Brasileira do Livro divulga os vencedores do 55º Prêmio Jabuti


Por Igor Waltz*

18/10/2013


Jabuti 2013

Nesta quinta-feira, 17 de outubro, foram definidos os vencedores de 2013 do Prêmio Jabuti. O anúncio foi realizado após a apuração da 2ª fase aconteceu na sede da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em Pinheiros, São Paulo. O júri, formado por especialistas de cada categoria, só será revelado na entrega do prêmio aos vencedores, no dia 13 de novembro, ocasião em que serão anunciados os Livros do Ano de Ficção e Não Ficção.

Na categoria romance, o vencedor foi o mineiro Evandro Affonso Ferreira com o livro “O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam”. Autora de 15 títulos infantis e juvenis, Socorro Accioli fez sua estreia no Jabuti com “Ela Tem Olhos de Céu”, considerado o melhor infantil do ano. Já na categoria juvenil, o baiano Aldri Anunciação também fez sua estréia com o livro “Namíbia, Não!”

Ademir Assunção foi o escolhido na área de poesia, com “A voz do ventríloquo”. Entre os vencedores de não-ficção está a reportagem “As duas guerras de Vlado Herzog”, de Audálio Dantas. Caetano Galindo recebeu o prêmio de melhor tradução por sua versão de “Ulysses”, de James Joyce.

Entre os vencedores também está o livro “Marighella”, primeiro lugar na categoria Biografia, de autoria do jornalista Mário Magalhães. Em meio a polêmicas em torno das biografias não-autorizadas, Magalhães afirmou que a lei atual sobre as biografias não autorizadas “protege torturadores, assassinos e bandidos em geral”.

As três obras, das 27 categorias, que receberam a maior pontuação dos jurados foram consideradas vencedoras, em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares. Confira a lista dos finalistas no arquivo anexo. O resultado também poderá ser conferido no site: www.premiojabuti.org.br/resultado.

* Com informações da CBL, do Diário de Pernambuco e do jornal A Tarde.