Amazônia é tema de debate no Modecon


20/09/2013


rio-amazonas

O Brasil, considerado o país que abriga a maior reserva de água do planeta, será o tema da palestra da jornalista Zilda Ferreira, nesta segunda-feira, dia 23, às 17h30m, na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da ABI, como parte do encontro semanal promovido pelo Movimento em Defesa da Economia Nacional – Modecon.

Com 40 anos de carreira na imprensa, Zilda dedicou três décadas de pesquisa e  reportagens sobre o meio ambiente.

No início dos anos 1980, a jornalista residiu na região Amazônica e cobriu a implantação do Programa Grande Carajás, em 1982.

Em 2010, Zilda esteve em Alter do Chão, distrito de Santarém-PA, no momento em que a comunidade acadêmica confirmou a potencialidade do Aquífero Alter Chão, apontado como o maior do mundo em volume de água.

Um ano depois, a repórter entrevistou a cientista Elizabeth Tavares Pimentel, que confirmou cientificamente a existência de um curso de água subterrâneo a 6 mil metros abaixo do Rio Amazonas, o chamado Rio Hamza. A descoberta foi divulgada em agosto de 2008.

A pesquisa, que envolveu outros estudiosos brasileiros, foi apresentada no trabalho de doutoramento de Elizabeth Pimentel, professora da Universidade Federal do Amazonas(Ufam), a partir da análise das temperaturas de 241 poços profundos perfurados pela Petrobras, nas décadas de 1970 e 1980. Elizabeth Pimentel ministrará palestra sobre o tema no encontro do Modecon desta segunda-feira, 23.