Anunciados os finalistas da primeira fase do Prêmio Jabuti 2013


Por Igor Waltz*

18/09/2013


A organização da 55ª edição do Prêmio Jabuti divulgou nesta quarta-feira, 18 de setembro, os finalistas da primeira fase. Cada uma das 27 categorias – distribuídas em ficção e não-ficção – contempla dez títulos. Os finalistas foram selecionados de um universo de mais de dois mil livros e textos inscritos.

O júri, formado por especialistas de cada categoria, foi indicado pelo Conselho Curador do Prêmio, composto pelos seguintes membros: José Luiz Goldfarb, Antonio Carlos Sartini, Frederico Barbosa, Luis Carlos Menezes e Márcia Ligia Guidin. A segunda fase (e última) avaliará e atribuirá notas a todas as obras finalistas da primeira fase.

No dia 17 de outubro, serão revelados os vencedores. As obras que ficarem em primeiro lugar receberão R$ 3,5 mil e o troféu Jabuti. Os segundos e terceiros colocados levam apenas o troféu. A cerimônia de entrega aos vencedores acontecerá em 13 de novembro, na Sala São Paulo, quando serão conhecidos os autores do ‘Livro do Ano’ de ficção e não ficção.

Confira a lista dos finalistas nas principais categorias do Jabuti 2013 pelo endereço http://www.cbl.org.br/telas/noticias/noticias-detalhes.aspx?id=2087

*Com informações da CBL, do jornal O Estado de São Paulo e O Globo.