Inscrições abertas para o Prêmio Abdias Nascimento


Por Igor Waltz

27/05/2013


Abdias_2013

Estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições para a terceira edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, promovido pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial – Cojira-Rio, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio – SJPMRJ. Criado para valorizar a produção jornalística que torne visível o racismo como fator estrutural das desigualdades socioeconômicas no País, o concurso simboliza a busca por um jornalismo mais plural.

Em 2013 serão distribuídos R$ 35 mil em sete categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa/Comunitária, Fotografia e Categoria Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros, que vai homenagear uma jornalista negra de merecido destaque.

“A cobertura de temas relacionados à população negra e ao racismo no Brasil continua sendo um desafio. Facilitando as adesões, nossa ideia é derrubar pelo menos uma barreira para a participação dos jornalistas”, declarou a coordenadora da iniciativa, Sandra Martins.

O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, realizado pela Cojira-Rio, conta com apoio das Cojiras de Alagoas, do Distrito Federal, de São Paulo e da Paraíba, além do Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros e da Diretoria de Relações de Gênero e Promoção da Igualdade Racial dos Sindicatos do Rio Grande do Sul e da Bahia.

As entidades integram a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Étnico-racial (Conajira), da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj).

Lançado em 2011, o prêmio homenageia o jornalista e ex-senador Abdias Nascimento. Falecido aos 97 anos, ele se tornou ícone da defesa dos direitos humanos e do combate ao racismo. Desenvolveu vasta produção intelectual como ativista, político, artista plástico, escritor, poeta e dramaturgo. Natural de São Paulo, participou dos primeiros congressos de negros. No Rio, criou o Teatro Experimental do Negro (TEN) na década de 1940.

Como jornalista, foi repórter do Jornal Diário, além de ter trabalhado em vários periódicos. Fundou o Jornal Quilombo e também foi filiado ao SJPMRJ e à ABI. Ao longo da vida acumulou vários títulos, entre eles, a de professor emérito da Universidade de Nova York e Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Leia o regulamento completo do prêmio aqui.