Wole Soyinka, prêmio Nobel de Literatura, dará palestra na PUC-Rio


24/05/2023


O Lepecad (Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre o Continente Africano e as Áfro-Diásporas) convida para o segundo evento em comemoração ao Dia de África, “Áfricas & Brasis: heranças e intercâmbios”, com a participação do prêmio Nobel de Literatura, o escritor nigeriano Wole Soyinka.

Soyinka é um dos mais renomados escritores nigerianos e de todo o continente africano. Além de escritor, é dramaturgo e poeta. Tem dois livros publicados no Brasil: “O leão e a joia” (Geração Editorial) e “Aké, os anos de infância” (Kapulana). Em 2022, lançou um novo romance “Chronicles From the Land of the Happiest People on Earth” (Crônicas da terra das pessoas mais felizes do mundo), depois de um hiato de 48 anos.

Assim como os principais personagens de suas obras, Wole Soyinka nunca abandonou o seu papel de ativista político e crítico ferrenho dos governos nigerianos. Entre 1967 e 1969, esteve preso quando criticou duramente o governo e defendeu a causa dos secessionistas, no período em que a região do Biafra se autodeclarou independente da Nigéria.

Wole Soyinka vai à PUC falar sobre o caráter universal da sua literatura, mesmo quando ela aborda questões particulares do povo nigeriano. Ele também vai falar da sua ligação com o Brasil, através da amizade com o acadêmico e intelectual Abdias Nascimento, e de como o Brasil sempre esteve e continua ligado ao continente africano, especialmente à Nigéria.

Evento: “Áfricas & Brasis: heranças e intercâmbios”
Data: 26/5/2023
Onde: PUC-Rio, auditório B6, na Ala Frings (sexto andar)
Horário: 17h às 19h
Mediação: professora Aza Njeri (Departamento de Letras PUC-Rio)
Evento aberto e gratuito.