Unesco e Abert repudiam ataque a Globocop


26/01/2011


Unesco e Abert repudiam ataque a Globocop
 
O Escritório brasileiro da Organização das Nações Unidas para Educação. Ciência e Cultura (Unesco) condenou o episódio envolvendo o helicóptero da TV Globo que foi atingido por três tiros na ultima segunda-feira, 24, quando uma equipe de reportagem da emissora sobrevoava o Morro de São Carlos, zona norte do Rio, onde a polícia civil realizava uma operação de combate ao tráfico de drogas na região. O piloto fez um pouso forçado no Aeroporto de Jacarepaguá.
 
Em nota, o representante da Unesco no Brasil, Vincent DeFourny, afirmou que “a proteção de jornalistas que cobrem situações de conflito é uma questão central para a agenda da liberdade de imprensa”.
 
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) também divulgou comunicado exigindo que as autoridades do Estado do Rio de Janeiro apurem as causas do ataque ao helicóptero.
“Preocupa-nos a ocorrência de fatos como este cuja intenção é de impedir o trabalho de apuração jornalística sobre questões de interesse público. A liberdade de imprensa é um valor que deve ser preservado, do contrário, quem perde é a sociedade”, diz o texto  assinado por Emanuel Soares Carneiro, Presidente da entidade.

Com informações do Comunique-se e Portal Imprensa.