TV Bandeirantes demite 13 jornalistas e justifica cortes por “mudanças de grade”


Por Claudia Sanches*

22/09/2015


TVB

A TV Band Litoral, afiliada da Band em São Vicente, teriam sido demitiu, nesta segunda-feira, dia 21, 13 jornalistas e alegou “mudança de grade”, segundo informações da regional de Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estados de São Paulo (SJSP).

Em nota, o diretor regional do sindicato, Glauco Braga, repudiou a ação da emissora, que não teria dado justificativas claras para as demissões.

— A regional de Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira do SJSP repudia veemente a direção de Bandeirantes pela demissão dos 13 jornalistas que compõem a equipe da Band Litoral nesta segunda-feira, sem justa causa e de forma totalmente irresponsável. A direção do SJSP já está exigindo explicações da empresa e colocando seu departamento jurídico à disposição dos jornalistas.
A TV Band Litoral confirmou as demissões e confirmou que a empresa “passa por mudanças em sua grande que, inclusive, tem afetado seu departamento de jornalismo”.

Em abril deste ano, a emissora demitiu 20 profissionais que atuavam nos estúdios do Rio de Janeiro. Os cortes foram feitos com o encerramento da versão local do programa de esporte ‘Jogo Aberto’. Além de comentaristas desportivos, foram dispensados cinco câmeras, editores e integrantes da equipe técnica. Com as demissões, a Band Rio passou a contar com apenas três repórteres no esporte.

*Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo