SIP reafirma luta pelos direitos dos jornalistas


21/12/2010


Em resolução publicada em seu site oficial, a Sociedade Interamericana de Imprensa declarou o ano de 2011 como
“Ano Internacional da Liberdade de Expressão”. O comunicado lista diversos argumentos e fatos recentes que põem liberdade de imprensa e a livre prática jornalística em risco, e reforçam a necessidade da luta por esse direito humano fundamental.  
 
No comunicado, a entidade cita como motivos para o anúncio os recentes atentados violentos contra jornalistas e a atuação de Governos intolerantes e autoritários que não respeitam as diferenças ideológicas. Segue abaixo trecho da Resolução:
 
“A Assembléia Geral da SIP resolve pedir que todos os jornalistas continuem comprometidos com a sua responsabilidade, para que não vacilem em redobrar seus esforços para preservar a liberdade de imprensa, conscientes de que nesses anos decisivos corresponde aos profissionais da mídia evitar a deterioração desta liberdade em detrimento dos povos.”
 
No dia 10 de dezembro, durante reunião em Nova York com entidades de defesa da liberdade de imprensa, Gonzalo Marroquin, Presidente da SIP, expressou seu agradecimento pelo apoio do Global Coordinating  Committee of Press Freedom Organizations à resolução.
 
A reunião discutiu ainda a liberdade de imprensa em Cuba, e as leis e projetos de regulamentação da mídia em países como Brasil, Argentina, Equador, Bolívia e Venezuela. Para consolidar a resolução, estão planejados para o ano que vem comemorações, ações de sensibilização pública e campanhas de conscientização lideradas pelos comitês da própria SIP.
 
Estiveram presentes no evento entidades importantes como a World´s Association of Newspapers, a International Association of Broadcasting, o International Press Institute, o World Press Freedom Committee e a International Federation of the Periodical Press.