Câmara de SP homenageia jornalista Sérgio Gomes


Por Edir Lima

04/12/2015


sergiogomesO jornalista Sérgio Gomes recebeu, no último dia 27 de novembro, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, honrarias concedidas pela Câmara Municipal. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB). O homenageado integra o Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog e coordena o Projeto Repórter do Futuro, concebido por ele na Oboré.

Sergio Gomes formou-se em Jornalismo pela USP, onde também lecionou Jornalismo Sindical, Comunitário e Popular entre 1986 e 1992. Militou no PCB (Partido Comunista Brasileiro) e no movimento estudantil, chegando a ser preso pelo regime militar em 1975, três anos antes de participar da fundação da Oboré Editorial.

“Eu sou paulistano, nunca morei em outra cidade que não essa. A vida me deu a sorte de conhecer uma parte das melhores pessoas dessa cidade que tinha o propósito de fazer com que ela fosse democrática, justa, uma bela cidade. A minha geração, inclusive na luta contra a ditadura, teve esse desafio de tentar vencer e fazer essa cidade um pouco melhor”, declarou o homenageado.

O vereador Eliseu Gabriel revelou que estudou nos tempos de ginásio com o homenageado e mantém uma grande amizade, que já dura quase cinquenta anos. Eliseu ratificou que, na condição de vereador, é uma grande satisfação homenagear alguém que prestou e presta tantos serviços à cidade.

“O ‘Serjão’, o Sérgio Gomes, é uma pessoa que tem uma história muita bonita. Ele sempre teve a solidariedade e deu apoio aos jovens. Essa visão de tentar ajudar as pessoas a se tornarem melhores, ele sempre foi assim. Muitas vezes deixou de lado os seus interesses e até necessidades mais imediatas dele para se dedicar a esse tipo de coisa”, disse o vereador.

A Oboré é uma empresa prestadora de serviços que atua com comunicação popular. Nasceu em 1978, como uma cooperativa de jornalistas e artistas, para colaborar com os movimentos sociais e de trabalhadores urbanos na montagem de seus departamentos de imprensa e na produção de jornais, boletins, revistas, campanhas e planejamento de comunicação.

A empresa atua ainda na área da formação, especialmente com cursos de complementação universitária para estudantes de jornalismo e oficinas de comunicação para comunicadores populares. A empresa desenvolve ainda atividades diferenciadas de relacionamento com a imprensa para entidades, dirigentes e gestores.