Rio sedia evento sobre diversidade cultural


03/09/2010


O “Encontro da Diversidade – A Independência da Cultura”, será realizado entre os dias 4 e 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Cerca de 1500 pessoas vão participar das atividades que acontecem na Fundição Progresso, na Lapa, em celebração à mistura cultural do País. Entre os convidados, representantes de grupos indígenas, quilombolas, ciganos, comunidades tradicionais de terreiro, LGBT, mestres de folguedos, imigrantes, portadores de deficiência, trabalhadores urbanos e rurais.
 
As apresentações artísticas acontecerão todas as noites do evento nos Arcos da Lapa, que reunirá ainda uma feira de produtos artesanais e exposições de fotografia e grafitagem. 
 
A abertura do encontro será no dia 4, às 20h, após o Cortejo da Diversidade Cultural, que saíra do Espaço Fundição até a arena dos Arcos da Lapa, com a participação do grupo de percussão infanto-juvenil paulista As Valquírias, do bloco afro do Ponto de Cultura Ilú Obá De Min, também de São Paulo, do Mamulengo Só Risos, de Pernambuco, e bonecos gigantes vindos de Olinda, entre outros.
   
Promovido pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o encontro também promoverá a 1ª Reunião Técnica do Mercosul sobre a Diversidade Cultural, no sábado dia 4.  
 
A programação completa está disponibilizada no endereço www.cultura.org.br/sid.