Rádio


27/03/2006


“Esta dica é para o pessoal mais alternativo, que às vezes acha que não tem opção no dial: um bom lugar para encontrar uma programação diferenciada é a Rádio Mitsubishi FM (92,5). Dos nomes mais consagrados da MPB, como Caetano Veloso, até bandas que fazem sucesso no cenário indie, como Cansei de Ser Sexy (CSS) e Kaiser Chiefs, a emissora possibilita ao ouvinte a escolha de sua própria playlist, que pode ser feita pelo site e, se for aceita, é transmitida durante a programação.”

Lucas Guedes, assessor de Comunicação e blogueiro (http://condussao.blogspot.com)

“Esta é uma dica para poucos, porque nem todo mundo pode se dedicar ao lazer em plena tarde num dia de semana. Mas vale a pena fazer uma forcinha para assistir, de graça, aos espetáculos promovidos pela Rádio MPB FM, toda segunda-feira, no Teatro Rival Petrobras, no Centro do Rio. Há sempre um artista de qualidade e, além dos shows, são apresentadas entrevistas feitas pelo radialista Fernando Mansur. Os ingressos individuais são distribuídos a partir das seis da tarde, mas recomenda-se chegar com pelo menos duas horas de antecedência, porque eles são apenas cem. Para quem não puder ir, o programa ‘Palco MPB’ vai ao ar na rádio às 16h, toda terça-feira. E o site da emissora oferece, em tese, todas as edições passadas da série. Pena que é só em tese mesmo, porque os links não funcionam.”

Angélica Miranda

“Todo sábado, às 11 da manhã, no auditório da Rádio Nacional (Praça Mauá, 7, 21º andar — Centro do Rio), o cantor e compositor Zé Zuca comanda o programa infantil ‘Rádio Maluca’, transmitido ao vivo. A platéia é mais do que bem-vinda para assistir às performances de Zé Zuca e seus convidados: o Cordão do Boitatá, Bia Bedran, Palavra Cantada e outros artistas mais ou menos conhecidos se revezam no palco para abordar temas ligados à cultura nacional e apresentar tradicionais ritmos brasileiros. Quem chegar mais cedo pode acompanhar os ensaios (às vezes mais divertidos até que o programa) ou passear pelo corredor da emissora e observar os retratos dos primeiros cantores do rádio. É entretenimento para toda a família. E de graça.”

Lílian Fernandes, colunista de TV do jornal O Globo

“Desde outubro de 1982, quando foi inaugurada a Rádio Universitária FM, temos aqui, em Fortaleza, o programa ‘Antologia da música popular brasileira’, produzido e apresentado por Everardo Sobreira, aos domingos, a partir das 13h. O ‘Antologia’ não é um programa de saudades, mas um passeio pelo que há de mais seleto na MPB que se fez até meados dos anos 50, além comentar fatos socioeconômicos da época. A Universitária FM pode ser sintonizada pela internet (107,5 megahetz) e Everardo Sobreira — professor universitário e um dos radialistas mais renomados do Ceará — aceita pedidos do público.O telefone da emissora é (85) 3366-7474.”

Alaércio Flor, freelancer