Prêmio Personalidade Cidadania 2010


08/04/2010


Em reunião realizada nesta quarta-feira, 7 de abril, a Comissão de Apuração do Prêmio Personalidade Cidadania de 2010 — formada por membros da ABI e da Folha Dirigida — anunciou a escolha dos dez nomes mais votados para receber a premiação. Após a abertura dos envelopes, ficou constatado que Zilda Ars, recentemente falecida, foi quem recebeu a maior votação. Por isso, a Comissão decidiu prestar-lhe uma homenagem especial concedendo-lhe um título post mortem.

Além de Zilda Ars, as outras nove personalidades mais votadas foram Carlos Lupi, Célio Borja, Dom Orani Tempesta, Eduardo Eugênio Gouveia, José Mariano Beltrame, Luiz Zveiter, Manoel Carlos, Otávio Brito Lopes, Paulo Bernardo e William Douglas.

O Prêmio Personalidade Cidadania é uma iniciativa do jornal Folha Dirigida, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Anualmente, o certame elege dez personalidades e três instituições que tenham contribuído decisivamente para o fortalecimento da cidadania e do desenvolvimento social em nosso País.

Entre as instituições cidadãs mais votadas para receber o título figuram: Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-RJ), Instituto Ayrton Senna e Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ).

O colégio eleitoral — formado por figuras voltadas para a participação social, representativas dos diversos segmentos da sociedade — registrou o recebimento de 928 envelopes, num total de 5 mil 568 votos. Conforme determina o regulamento, todos os envelopes foram enviados à Comissão pelos Correios devidamente lacrados, para que sejam abertos somente pela comissão apuradora.

Com é de praxe a abertura dos envelopes se deu após cuidadosa verificação sobre a autenticidade das cédulas, pois somente são considerados válidos os votos efetuados nos documentos originais autenticados.