Prêmio Jabuti registra crescimento no número de obras inscritas


08/07/2014


A Câmara Brasileira do Livro (CBL) encerrou no dia 30 de junho as inscrições ao Prêmio Jabuti 2014, uma das principais condecorações literárias do país. Editores, autores, ilustradores, tradutores, capistas e designers puderam inscrever obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013, em uma das 27 categorias do prêmio.

Em 2014, o Jabuti recebeu 2.240 inscrições – em 2013 o número foi de 2.107. Para a curadora Marisa Lajolo, que este ano estreia no comando do Jabuti, o número das obras inscritas já demonstra o sucesso da 56ª edição do Prêmio Jabuti. “Sempre fui fã do Prêmio Jabuti. Agora, como curadora, só tenho a comemorar esta primeira etapa bem-sucedida da edição 2014”, comenta Lajolo.

Uma nova categoria, a de número 27, foi criada especialmente para compor o prêmio deste ano: “Tradução de Obra Literária Inglês-Português” terá uma premiação especial, concedida pelo British Council. O vencedor ganhará uma viagem para participar de um festival literário no Reino Unido em 2015, com todas as despesas de transporte, estadia e alimentação incluídas, além da oportunidade de conhecer autores e tradutores britânicos, bem como terá acesso a fontes de pesquisa de seu interesse que estejam disponíveis durante o período da visita.

A premiação

Os laureados em todas as categorias que compõem o prêmio receberão o troféu Jabuti e o valor de R$ 3,5 mil. Os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – não Ficção serão comtemplados, individualmente, com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada.

Um júri composto por especialistas, indicado pelo Conselho Curador do Prêmio, escolherá os vencedores. Este conselho ficará responsável pelo acompanhamento e julgamento de todas as etapas do prêmio, bem como pelo julgamento de casos não contemplados no Regulamento.