Prêmio Internacional Gabriel García Márquez


09/07/2013


gabriel garcia marquez

A Fundação para o Novo Jornalismo Iberoamericano – FNPI e a Prefeitura de Medellín, na Colômbia, lançaram nesta segunda-feira, 8 de julho, o Prêmio Internacional de Jornalismo Gabriel García Márquez. O certame, inspirado na visão jornalística de García Márquez, será oferecido aos melhores trabalhos jornalísticos em espanhol e português no continente americano e na península ibérica.

Segundo a FNPI, a premiação tem o objetivo de incentivar a busca da excelência, a inovação e a coerência ética. As inscrições estarão abertas entre 26 de julho e 26 de agosto deste ano. Os jornalistas poderão submeter seus trabalhos às categorias “Crônica e reportagem”, “Imagem jornalística”, “Cobertura noticiosa” e “Inovação”. Também será entregue um premio especial de “Reconhecimento à excelência”

A chamada aceitará entregas em texto, vídeo, fotografia e áudio, mas também materiais de blogs, microblogs, redes sociais, gráficos, animações ou aplicativos em qualquer plataforma. O Edital completo do evento pode ser conferido aqui.

Os ganhadores e os finalistas em cada categoria receberão um prêmio de US$ 15 mil e US$ 2,5 mil, respectivamente. Também serão convidados em novembro à cerimônia em Medellín, aonde se organizarão atividades para o público como conferências, workshops e exposições.

“Acreditamos que este é um prêmio que vai colocar em prática os ideais de Gabo”, disse Jaime Abello Banfi, diretor geral da FNPI. “Trata-se de um prêmio para o jornalismo que está em voga e para o que está por vir, porque faz com que as pessoas pensem nas transformações da imprensa e seu alinhamento com a ética, a inovação e o serviço público”.

*Com informações do Knight Center.