Porto Alegre sedia congresso de jornalistas


17/08/2010


A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul promovem o 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, entre os dias 18 e 22 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Com o tema “Jornalismo a serviço da sociedade”, o evento vai reunir cerca de 700 jornalistas de vários países.
 
Defensores da retomada do diploma de graduação em Jornalismo para o exercício da profissão, o Deputado Paulo Pimenta (PT/SC), autor da PEC 386/09, o Senador Antônio Carlos Valadares, autor da PEC 33/09, e a Deputada Rebecca Garcia (PP/AM), Coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma, participam da cerimônia abertura do encontro.

Na programação, destaque para o Encontro Latino-Americano de Jornalistas, a ser realizado no dia 19, que contará com a presença do Presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Jim Boumelha.
A agenda do dia 21, será marcada pela solenidade de posse da nova diretoria da Fenaj, presidida pelo gaúcho Celso Schröder, e dos membros da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas. Na ocasião, serão homenageados com a Comenda da Fenaj os jornalistas Daniel Herz (In Memorian) e Nilson Lage.
 
Além dos debates sobre o papel da imprensa e do jornalista junto à sociedade, haverá oficinas relacionadas aos temas Ética na Comunicação; Jornalismo ambiental; Novas tecnologias; Organização dos jornalistas de imagem; Gênero, raça e etnia; Saúde do trabalhador; Estratégias dos jornalistas de Língua Portuguesa.