PCB homenageia David Capistrano


18/07/2011


O Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a Fundação Dinarco Reis farão a entrega da Medalha Dinarco Reis a Maria Augusta de Oliveira, viúva do jornalista David Capistrano, seqüestrado em 16 de março de 1974 no percurso entre Uruguaiana (RS) e São Paulo e desaparecido desde então. A cerimônia será no dia 22 de julho, às 18h, na sede da ABI, no Rio de Janeiro.
 
 
Segundo o Secretário-geral do PCB, Ivan Pinheiro, a homenagem a David Capistrano faz parte de uma agenda anual em memória de 12 membros do partido, assassinados durante a ditadura militar, e que marcaram a história da legenda:
— A homenagem a David Capistrano é especial porque ele era o mais emblemático de todos os 12 companheiros que foram assassinados pela ditadura e tinha tido um papel importante no Comitê, disse Ivan Pinheiro. Homenageá-lo, e através da sua pessoa todos os que foram assassinados pela ditadura militar, é um orgulho para nós, disse Pinheiro.
 
 
Sobre a ABI ter sido escolhida para sediar a cerimônia, Ivan Pinheiro disse que foi uma escolha pessoal da viúva de Davi Capistrano, em função da trajetória da Casa na defesa dos direitos humanos e pela figura do Presidente Maurício Azêdo, de quem ela reconhece o apoio dado ao marido.