Jornalista pode ajudar
a combater Fake News


20/08/2018


Crédito: Portal Imprensa

A dimensão que vem tomando as fake news serviu de inspiração para Marco Aurélio Pavan, 37, gerente de tecnologia de uma multinacional, iniciar um projeto para criar uma ferramenta de combate às notícias falsas. A ideia de Pavan, que é formado em ciências da computação, é criar uma ferramenta utilizando inteligência artificial e Big Data, para auxiliar os veículos de comunicação e leitores a identificarem e combaterem fake news.

Para auxiliar na conclusão do projeto, Pavan precisa colher mais informações com jornalistas. Por isso, criou uma pesquisa aberta nesse link para que o maior número de profissionais possa responder.

“Acredito que a escolha do tema fake news foi natural pelo momento que estamos passando e pela notoriedade que o assunto ganhou após a campanha para a eleição presidencial nos Estados Unidos, em 2016. É um problema complexo de ser resolvido e eu sei que a tecnologia pode auxiliar muito nesse desafio. ”

Segundo Pavan, o projeto entrará em operação no período das eleições deste ano para sua validação. “Nossa previsão é que o sistema esteja em plena operação no primeiro trimestre de 2019.”

Fonte: Portal Imprensa