Nova ação para combater ‘notícias falsas’ nos EUA


04/03/2018


Dois jornalistas americanos de destaque anunciaram nesta segunda-feira (5) planos para lançar uma empresa chamada NewsGuard, que disponibilizará aos usuários on-line “classificações de confiabilidade” sobre os meios de comunicação.

Os fundadores da NewsGuard disseram que vão contratar dezenas de jornalistas experientes para analisar os quase 7.500 sites de notícias e informação na Internet que são “mais acessados e compartilhados” nos Estados Unidos.

A NewsGuard estreará antes das eleições de meio de mandato de novembro nos Estados Unidos, informaram em um comunicado seus fundadores, Steven Brill – que iniciou a Court TV, entre outras empresas – e Gordon Crovitz – ex-editor do The Wall Street Journal-.

Este novo empreendimento proporcionará “classificações de confiabilidade” verdes, amarelas e vermelhas para as fontes de notícias, disseram. Segundo a escala, o verde será aplicado a fontes confiáveis, amarelo para as que requerem precaução e vermelho para “provedores deliberados” de “notícias falsas”.

“Além de alertar as pessoas sobre notícias falsas”, disse Crovitz, “um dos nossos objetivos-chave é ajudar os consumidores, inclusive os jovens” a saber quais notícias não levar tão a sério.

Os encarregados afirmaram que esperam poder em um futuro expandir o negócio para além dos Estados Unidos.